jusbrasil.com.br
7 de Abril de 2020

Como fazer o TCC e não surtar ao mesmo tempo

Olá pessoal, vou tentar ajudar os estudantes desesperados que não fazem a mínima ideia do que escrever na monografia, bora tirar um 10,0?

Fernanda H, Bacharel em Direito
Publicado por Fernanda H
há 2 meses

Eai estudante desesperado, tudo bom? Sim, eu sei, início de ano letivo e para muitos nem é o momento de pensar no TCC, se você é assim como eu e qualquer outro brasileiro que deixa as coisas para a última hora: fique tranquilo, vai dar tudo certo. (É sério, no final sempre dá).

Enfim, se você ler isso futuramente, faltando 2 semanas ou até menos para entregar seu artigo, respire fundo que hoje vou tentar te acalmar e te orientar a pensar no tema de TCC mais bacana que sua banca vai ler!

“Ahhhhh, mas eu nem sei o tema!” Calma, shhh, respira e para de procurar no Google. Sério. Chega de temas genéricos, chega de temas que você pesquisa na internet e todo site diz a mesma coisa. Quer um tema diferente? Levanta, pega seu Vade Mecum.

Sim, estou me referindo à aquela lajota de 20kg com váaaaarios artigos. Pegou? Pronto. Agora mentalize: qual matéria eu gosto?

Se você não gosta do curso e não possui uma matéria que você goste: finja que goste de alguma e escolha, você é obrigado.

Se você gosta de certa matéria, siga o mesmo caminho, afinal, estamos todos no mesmo bote!

Vá até o índice. Escolheu Direito Penal? Vá no índice de penal. A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ VAI VER ESCRITO É: Abandono. E você vai pensar: “Poxa vida, o que tem sobre o assunto de abandono que eu possa falar sobre?” - Abandono! O que tem de relevante ou irrelevante sobre o abandono que eu possa falar sobre?!”

Se nada vier em mente, vá para a próxima palavra do índice e assim por diante. Se mesmo assim você não se sentir inspirado para algum tema, o que você faz? Senta e chora? Não! Ou sim. Mas continue sentado procurando seu tema e pense em títulos doidos, ao fim, procure o sinônimo formal daquilo & assim você terá um tema no estilo correto.

Exemplo errado: “A propriedade alheia não é teto pro teu animal”

Cara, se você apresentar esse tema pro seu orientador do jeitinho que escrevi, ele vai rir da sua cara, então suponhamos que você queria falar sobre o Abandono de animais em propriedade alheia, como você vai escrever o tema formalmente?!

Exemplo certo, ou quase certo: “O Abandono Animal em Propriedade Alheia e os Reflexos entre a Responsabilidade Civil na Esfera Penal”

***O exemplo apenas reflete na forma que deve ser apresentado***

PARA QUEM JÁ ENCONTROU O TEMA DE TCC E NÃO SABE O QUE ESCREVER

Há grandes possibilidades de quem está lendo artigo pensar que no mínimo a autora (no caso, eu) surtou, mas não. Agora vamos simplesmente pular para a parte que você encontrou seu tema mas sua mente não flui. O que você deve fazer?

Primeiramente: desespere o seu desespero. Isso fez sentido pra você? Para mim fez e deixe eu te falar o porque: muitas ideias fluem quando você está desesperado.

Imagine: você criança, a professora te passou uma tarefa de casa, mas você preferiu ir jogar bola ou brincar de boneca com seu amiguinho (a) e pra evitar os “tabefe” de sua mãe (ou pai) por não ter feito a tarefa, você faz tudo na correria.

Aos corretos de plantão, que nunca cometeram um erro na vida, vão pensar: “ah mas vai sair tudo errado!” Mas e a possibilidade de dar certo, você já pensou nisso? Quem disse que você precisa ter tempo de sobra e paciência pra fazer um trabalho bem feito? *momento reflexão*

Então, futuro bacharéuzinho e/ou OABaby, sim OAB BABY, fique irado. Se teu TCC é pra daqui 3 meses, finge que é pra amanhã e pega no embalo! As melhores ideias vem quando você está animado.

NEM ASSIM VOCÊ TÁ CONSEGUINDO ESCREVER A TEMPO?!?!

Parte dois, ou três: vá chorar as pitangas pro seu orientador. SIM. Vai dar certo? Não, mas não custa tentar.

Procure sempre saber profundamente sobre o tema que está em discussão. Defenda sua monografia com opniões próprias. As vantagens e desvantagens de seu tema é você mesmo quem tem que saber.

Escreveu um parágrafo e acha que não ficou bom? Não apague. Abra outra guia do Word e cole lá, talvez não se encaixou naquele momento, mas em alguma parte do desenvolvimento pode dar certo.

AGORA, comprar TCC? JAMAIS. Mas se você estiver interessado em modelos de peças e contratos, clique no link abaixo:

https://bit.ly/38cvGdw

* O texto acima foi totalmente elaborado por mim e por experiência própria. Fugi da formalidade justamente para causar interesse de leitura e tentar fazer o humor abrir a mente de quem está estudando no momento e se priva nesse mundo. Não é porque você tem uma formação acadêmica que deve viver a vida sempre na linha do correto e nunca errar uma vírgula. Muito menos, julgar o amiguinho por não ter o mesmo comprometimento que o seu, até porque, o sucesso pode advir daquele que você menos esperava.

Espero que o texto realmente ajude quem precisa de uma luz pro TCC. A mesmice de sempre cansa e o mínimo diferencial pode ser a chave de tudo. Caso queiram, posso elaborar um artigo contendo dicas de temas. Caso queiram mais entretenimento também, sigam meu portal no instagram: @guiaestudantededireito

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

esse e meu primeiro semestre e o meu professor de introdução ao estudo do direito passou um trabalho valendo ponto ,para escolhermos um tema baseado sobre"o que e direito"...e o professor pedio para fazermos nos padrões pois bem,tenho muitos temas que me deram segurança ,mas nao tenho ideia de como fazer o corpo dessa tese de forma perfeita e proveitosa,sera que alguem pode me ajudar? continuar lendo